Notícias da Semana

Previous Next
Planejamento Sucessório nas empresas da construção será tema de evento no Sinduscon-GO

A Semana 627 1

“Pai rico, filho nobre e neto pobre”, quem nunca ouviu tal provérbio? Pesquisa da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae de setembro/2015 mostrou que em Goiás 61% das empresas são familiares, destacando-se ao ocupar o 6º lugar no ranking nacional dos pequenos negócios formais no Brasil. Observa-se, portanto, a importância da família na construção da economia do país. Entretanto, não raras vezes, o processo sucessório condensa muitos dos conflitos presentes nessas organizações, colocando em evidência diversas questões da família empresária, tais como: nossa empresa irá durar? Até quando? Criamos um sucessor? Quais os aspectos jurídicos para estabelecer um planejamento sucessório em minha empresa?

Buscando encontrar algumas diretrizes para as respostas a essas perguntas, o Sinduscon-GO realiza, com a organização do Sinduscon Jovem e apoio da consultora Adriana Ferreira, e dos escritórios de advocacia Arthur Rios e Brasil Salomão e Matthes, o Workshop “Planejamento Sucessório de Empresas – Panorama Sobre os Aspectos Jurídicos e Psicossociais das Famílias Empresárias Goianas”, no dia 25 de abril (terça-feira), das 16h às 19h, na sede do Sindicato, no Setor Oeste, em Goiânia-GO.

O workshop contará com palestra sobre “A importância do planejamento sucessório e a utilização da Governança Corporativa como ferramenta para a criação de mecanismos de segurança à família”, com a advogada Mariana Denuzzo, sócia da área de Direito Societário da Brasil Salomão e Matthes Advocacia; e “Interatividade sucessória”, com Adriana Ferreira, doutoranda com foco em Governança e Sucessão, mestre em Liderança e Coaching, diretora presidente da Radikal – CDH; além de apresentação de cases do Grupo Santa Branca, da Jacó Coelho Advogados Associados, Tropical Urbanismo e da Adão Imóveis.
Inscrição Social: doação de um pacote de arroz ou açúcar (5 kg). Mais informações no Sinduscon-GO, com Vinícius Martins, telefone (62) 3095-5186, e-mail eventos@sinduscongoias.com.br. Inscrições pelo site www.sinduscongoias.com.br.

Oficina da Norma de Desempenho discutirá “Inovação, Capacitação Laboratorial e Especificações por Desempenho”

A Comunidade da Construção de Goiânia realiza, em parceria com o Sinduscon-GO e a ABCP, com coordenação técnica da Universidade Federal de Goiás (UFG), o XIII Módulo da Oficina da Norma de Desempenho, no dia 18 de maio (quinta-feira), das 08h às 17h30, no Teatro da PUC Goiás, quando discutirá “Inovação, Capacitação Laboratorial e Especificações por Desempenho”. O evento é direcionado a arquitetos, engenheiros civis, projetistas (arquitetura e engenharia), construtores e incorporadores, gestores de obras, coordenadores de projeto, docentes, estudantes de arquitetura e engenharia e demais profissionais ligados à prática de obras na construção civil.

O XIII Módulo da Oficina da Norma de Desempenho tem como proposta discutir as especificações de materiais, componentes e subsistemas das edificações, assim como os meios de comprovação que atestem o atendimento a esses requisitos descritos na NBR 15575:2013. Na oportunidade, também será apresentado o catálogo de desempenho de sistemas convencionais para habitação de interesse social (HIS), lançado pelo Ministério das Cidades para auxiliar os empreendedores. O terceiro tema a ser contemplado refere-se às adequações dos laboratórios nacionais para atendimento às exigências do conjunto normativo. As palestras serão ministradas por profissionais que coordenaram ou se envolveram diretamente na elaboração da Norma. Na programação técnica, dois painéis. O primeiro será sobre “Inovação, Qualidade e Capacitação Laboratorial”, com apresentação do Dr. Jorge Mario Campagnolo, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); da mestre Maria Salette de Carvalho Weber, do Ministério das Cidades; e do engenheiro mecânico, Dr. Fúlvio Vittorino, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). No segundo painel “Especificações por Desempenho” farão palestras: Dr. Orestes Marraccini Gonçalves, da Escola Politécnica da USP; Dra. Maria Angélica Covelo Silva, da NGI Consultoria e Desenvolvimento; e a mestre Tatiana Jucá, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Investimento: * Valor para inscrições até o dia 15/05/2017.
Para profissionais de empresas associadas ao Sinduscon-GO: R$ 80,00.
Para profissionais de empresas filiadas ao Sinduscon-GO e público em geral: R$ 120,00.
Estudantes de graduação: R$ 40,00.
Mais informações: Sinduscon-GO, com eng.ª Daniela Castro, telefone (62) 3095-5178. E-mail comunidadedaconstrucao@sinduscongoias.com.br. Inscrições pelo site www.oficinadedesempenho.com.

A Semana 627 2

Sinduscon-GO realiza segunda edição do “Encontro Empresarial” com Amma

asd

O Sinduscon-GO realizou no dia 13 de abril, em sua sede, a segunda edição do “Encontro Empresarial”, desta vez com a presença do presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Gilberto Marques Neto, acompanhado de quatro membros de sua equipe técnica: Sandro Parreira, Célia Maria Mota, Rafael Nogueira e Marcelo Marques.

Foram recebidas seis empresas em audiências individuais, quando trataram de temas relacionados à agilidade no atendimento da Agência como a necessidade de contato direto e rápido com o empreendedor no caso de dúvidas durante a análise dos projetos; necessidade de atualização e compatibilização de legislações, como por exemplo, quanto às diretrizes legais estabelecidas no Plano Diretor e na Lei de Drenagem Urbana, pois no caso do rebaixamento de lençol freático, há incompatibilidade no disposto nas duas leis; novas tecnologias para rebaixamento, como por exemplo, lajes sob pressão; e proposta de criação da Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, etc.

ICEI de março indica construtores com expectativas positivas e estáveis

Os empresários da indústria da construção mantiveram-se confiantes em março. O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI) não apresentou alteração e manteve-se acima do corte da pesquisa que é de 50 pontos. O ICEI da indústria da construção de fevereiro e março foi de 57,1 pontos. Estes resultados podem ser considerados bons para o período e, em especial, por ser considerado elevado em relação aos resultados de meses anteriores, onde somente em abril/2014 é que se teve valor maior ao que foi registrado agora em março, quando de um ICEI da indústria da construção de 62,2 pontos.

Por tal comparativo constata-se que o momento atual enseja uma manifestação bem mais favorável do setor e uma possível consolidação de um processo de recuperação a se efetivar em 2017. Assegurando o entendimento e um momento melhor, o indicador de expectativas encontra-se em um patamar elevado, 65,7 pontos, embora tenha havido registro de retração de 0,8 pontos em relação a fevereiro. Também foi em abril/2014 que se teve registro de resultado melhor ao verificado em fevereiro e março deste ano. Para acessar dados completos, clique aqui.

banner icei

Abril é o mês de recolhimento da Contribuição Confederativa Patronal 2017

Prossegue até o dia 30 deste mês o prazo para recolhimento da Contribuição Confederativa Patronal 2017. A Contribuição é prevista no inciso IV do artigo 8º da Constituição Federal; ela é fixada pela Assembleia Geral Extraordinária que foi realizada na sede do Sinduscon-GO em 06 de dezembro de 2016, conforme Edital publicado no jornal “O Popular”, veiculado no dia 30 de novembro de 2016. Essa Assembleia aprovou a manutenção da Contribuição Confederativa Patronal para o ano de 2017, os mesmos valores praticados no ano de 2016, ou seja, a contribuição básica será de 1/30 (um trinta avos) da folha de pagamento de janeiro de 2017 e R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), para a contribuição mínima. Os boletos bancários foram enviados via correio às empresas. Para outros esclarecimentos, procure a Secretaria Financeira do Sinduscon-GO, telefone (62) 3095-5164; e-mail suelen@sinduscongoias.com.br. Todas as informações pertinentes à Contribuição Confederativa Patronal 2017 também podem ser acessadas no portal www.sinduscongoias.com.br.

ccp 2017

Câmara da Indústria da Construção promoverá evento de oportunidades de negócios para o setor

No próximo dia 09 de maio, das 14h às 17h, a Câmara da Indústria da Construção (CIC) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em parceria com o Sebrae Goiás, promoverá o “1º Encontro da Cadeia da Indústria da Construção do Estado de Goiás”, na Casa da Indústria, colocando lado a lado construtoras, incorporadoras e fabricantes de materiais, com vistas a gerar oportunidades de negócios para o setor. Haverá debate sobre a NBR 15.575, com a participação de representantes da CNI, Sinduscon-GO, Caixa Econômica, Ademi-GO, Crea-GO e Simagran.

No programa constam mesas de negócios e apresentações rápidas, momento em que as empresas poderão falar sobre seus produtos e serviços ofertados. Na ocasião, ainda ocorrerá o lançamento oficial do portal Cadeia da Construção − uma plataforma que busca apresentar-se como um “shopping virtual” ou amplo “classificados da cadeia da construção”. Outra atividade será o lançamento do BIM Goiás, plataforma tecnológica que busca melhorar a eficiência e a sustentabilidade de projetos e da construção civil em geral. “Nosso objetivo com este evento é promover negócios entre empresas que ofertam produtos e serviços para a indústria da construção com empresas compradoras. Queremos fortalecer a indústria goiana apresentando produtos e serviços com qualidade e que atendam as normas técnicas”, comenta Sarkis Nabi Curi, presidente da CIC/Fieg.

Para mais informações sobre o “1º Encontro da Cadeia da Indústria da Construção do Estado de Goiás”, ligue (62) 3501-0014/99933-3658 (rosemary.fieg@sistemafieg.org.br).

encontro cadeia da industria

Destaques de Serviços

cub destaque banco de empregos destaque ct destaque
cct destaque pisos salariais destaque Declaração e Informações Sobre Obras