Impacto da Reforma Trabalhista na construção após um ano de vigência A Reforma Trabalhista abriu várias oportunidades de contratação direta entre empregado e empregador, que antes não existiam. Destaca-se, nesse sentido, o contrato de trabalho intermitente,... Leia mais...
Em cinco anos, canteiros de obras reduzem em 55% acidentes de trabalho Erguer edifícios, armar pontes ou pavimentar rodovias são atividades importantes social e economicamente para um país e exigem cuidados específicos com os profissionais que nelas... Leia mais...
Sinduscon-GO participa de workshop em Minas Gerais Na quarta-feira (03/04) ocorreu o “Workshop BDI: Nivelando conhecimento sobre formação de preços em projetos industriais corporativos”, no Sinduscon-MG. O Sinduscon-GO participou do evento, por... Leia mais...
Novo ciclo de investimentos em infraestrutura e a transparência na construção civil O Seminário que será realizado pelo BNDES no dia 25 de abril, no Rio de Janeiro, discutirá como fortalecer e modernizar o setor de construção... Leia mais...
Governo determinará revisão geral em decretos, resoluções e outras normas Todos os decretos, portarias, resoluções e outras regras federais serão revisados pelo governo federal. O decreto, apelidado de "revogaço” deve ser publicado nos próximos dias... Leia mais...
Presidente do Sinduscon-GO é homenageado em sessão Solene a cinquentenário do Crea-GO O presidente do Sinduscon-GO, Eduardo Bilemjian Filho foi um dos homenageados durante uma Sessão Solene realizada ontem (9/4), pela Câmara Municipal de Goiânia. A solenidade... Leia mais...

PUBLICIDADE HORIZONTAL

Destaques de Serviços

agenda eventos icon parceiros icon cub
diso icon locacoes icon convencoes icon

Destaques Institucionais

npq sinduscon jovem codese

BANNER negociacoes CCT

Ações Sociais

15. 10. 01

conversation-tree

Sinduscon-GO pratica Responsabilidade Social Empresarial

O Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) iniciou a partir do ano 2012 o desenvolvimento do seu projeto de Responsabilidade Social Empresarial. Diversas ações que já eram desenvolvidas pela entidade foram agregadas ao projeto macro, que tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento social e sustentável da comunidade.

O Sinduscon-GO entende a Responsabilidade Social Empresarial como modelo de gestão e, nesta visão, envolve diversas ações contínuas como: apoio a escolarização e formação profissional dos trabalhadores; apoio a entidades filantrópicas, como o Núcleo de Proteção aos Queimados; projetos focados na sustentabilidade, como o “Edificar um Mundo Melhor”, entre outros, de forma a incentivar a adoção de práticas sustentáveis no dia-a-dia de seus colaboradores e nos métodos construtivos das empresas do segmento.

Proteção aos queimados e prevenção a acidentes

Um dia dedicado aos trabalhadores e seus familiares

Edificar um Mundo Melhor


Proteção aos queimados e prevenção a acidentes

npq logo

O Sinduscon-GO definiu que ao longo de 2015 todas as ações de Responsabilidade Social Empresarial que a entidade realizar serão focadas no apoio ao Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ). A organização não governamental foi institucionalizada em 1999 com a missão de divulgar a prevenção de acidentes junto à sociedade civil, apoiar tanto o paciente como seus familiares, reabilitar física e psicologicamente os sobreviventes de queimaduras, favorecer sua reinserção tanto no ambiente social como profissional e desenvolver pesquisas em prol da melhoria do tratamento e de suas sequelas. O organismo está diretamente vinculado ao Hospital de Queimaduras de Goiânia.

Diversas ações já foram realizadas, como: “O Natal Solidário”, no final de 2014; almoço com representantes do segmento empresarial, que foram convidados a ser voluntários e auxiliar no trabalho da instituição; além do apoio na realização da tradicional “Festa Junina sem Queimaduras”, nos dias 12 e 13 de junho, no estacionamento do Goiânia Shopping.

O Sindicato realizou a entrega ao NPQ de doações de diversos empresários que compõem o quadro de diretores e associados do Sinduscon-GO. A renda da doação da indústria da construção goiana custeou a realização da festa junina promovida anualmente pela organização. O evento configura a maior fonte de arrecadação de recursos destinados ao atendimento às vítimas de queimaduras. Com o apoio da indústria da construção, em 2015, a arrecadação líquida superou as festas dos anos anteriores, possibilitando a manutenção das atividades do NPQ por seis meses.

O Sinduscon-GO também instituiu a inscrição social nos eventos realizados pela entidade, que não demandem investimento monetário para inscrição dos participantes. Nesta modalidade, já foram arrecadados produtos como material de limpeza, hidratantes para pele e alimentos que foram doados ao NPQ.Várias outras atividades já estão sendo planejadas e serão desenvolvidas ao longo do ano.

O Núcleo de Proteção aos Queimados oferece palestragratuita sobre prevenção a acidentes com queimaduras nos canteiros de obras para as empresas da indústria da construção. Interessados podem entrar em contato com o Sinduscon-GO, pelo telefone (62) 3095-5155.


Um dia dedicado aos trabalhadores e seus familiares

dia nacional logo

A realização anual do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) é uma das ações de Responsabilidade Social desenvolvidas pelo Sinduscon-GO. Há nove anos, o Sindicato realiza o evento promovido nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Departamento Nacional do Sesi e com o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci). Até 2014 foram realizados 3.142 milhões de atendimentos a um total de 578 mil pessoas em diferentes localidades do País. Em 2015 o evento foi realizado em 34 localidades do Brasil.

Durante o Dia Nacional da Construção Social são oferecidos gratuitamente aos trabalhadores da indústria da construção, seus familiares e comunidade serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer, como: emissão de CPF, Cartão do Cidadão, informações sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, cortes de cabelo, banco de empregos, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, escovação orientada para crianças, entre outros serviços.


Edificar um Mundo Melhor

O programa “Edificar Um Mundo Melhor” foi implantado pelo Sinduscon-GO em junho de 2012, com foco em três áreas: Consumo Consciente, Gestão de Resíduos e Conscientização Socioambiental. Dentre os compromissos assumidos pela entidade quando da instituição do Edificar constam: utilizar, preferencialmente, papel reciclado; evitar o uso de materiais descartáveis, utilizando canecas de porcelana; separar os resíduos em papel, recicláveis, não recicláveis e perigosos; destinar pilhas, baterias e lâmpadas de forma adequada; conscientização da equipe interna, ações sociais e divulgação de boas práticas ambientais, etc.

Com essas simples iniciativas, foi possível apresentar o balanço ambiental de junho de 2012 a abril de 2015: redução de 69,53% no uso de copos descartáveis de 200 ml e de 80,19% no uso de copos descartáveis de 50 ml; uma economia real de 31.500 unidades de 200 ml e 8.100 unidades de 50 ml, o que corresponde, respectivamente, a 693 kg e 60,75 kg de copos que deixaram de ser descartados no aterro sanitário. Também alcançou redução de 10,49% no consumo total de papel, sendo que com o uso do papel reciclado, o nível de consumo do papel branco saiu de 162 resmas para 24 resmas por ano. Em três anos de Edificar, os benefícios ambientais desta ação corresponderam a uma economia de 8.500 folhas de papel, redução de geração de 39,69 kg de resíduos e economia de 85.000 litros de água que seriam utilizados na produção do papel. Novas metas já foram definidas para integrar o programa a partir do segundo semestre de 2015, incluindo redução do consumo de água e energia.

edificar logomarca


Seconci-GO
Sesi-GO
Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco
Sesi Campinas
Sesi Aruanã
Sesi Aparecida de Goiânia
Sesi Jardim Planalto

Subir