Ações Sociais

conversation-tree

Sinduscon-GO pratica Responsabilidade Social Empresarial

O Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO) iniciou a partir do ano 2012 o desenvolvimento do seu projeto de Responsabilidade Social Empresarial. Diversas ações que já eram desenvolvidas pela entidade foram agregadas ao projeto macro, que tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento social e sustentável da comunidade.

O Sinduscon-GO entende a Responsabilidade Social Empresarial como modelo de gestão e, nesta visão, envolve diversas ações contínuas como: apoio a escolarização e formação profissional dos trabalhadores; apoio a entidades filantrópicas, como o Núcleo de Proteção aos Queimados; projetos focados na sustentabilidade, como o “Edificar um Mundo Melhor”, entre outros, de forma a incentivar a adoção de práticas sustentáveis no dia-a-dia de seus colaboradores e nos métodos construtivos das empresas do segmento.

Proteção aos queimados e prevenção a acidentes

Um dia dedicado aos trabalhadores e seus familiares

Edificar um Mundo Melhor

Proteção aos queimados e prevenção a acidentes

npq logo

O Sinduscon-GO definiu que ao longo de 2015 todas as ações de Responsabilidade Social Empresarial que a entidade realizar serão focadas no apoio ao Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ). A organização não governamental foi institucionalizada em 1999 com a missão de divulgar a prevenção de acidentes junto à sociedade civil, apoiar tanto o paciente como seus familiares, reabilitar física e psicologicamente os sobreviventes de queimaduras, favorecer sua reinserção tanto no ambiente social como profissional e desenvolver pesquisas em prol da melhoria do tratamento e de suas sequelas. O organismo está diretamente vinculado ao Hospital de Queimaduras de Goiânia.

Diversas ações já foram realizadas, como: “O Natal Solidário”, no final de 2014; almoço com representantes do segmento empresarial, que foram convidados a ser voluntários e auxiliar no trabalho da instituição; além do apoio na realização da tradicional “Festa Junina sem Queimaduras”, nos dias 12 e 13 de junho, no estacionamento do Goiânia Shopping.

O Sindicato realizou a entrega ao NPQ de doações de diversos empresários que compõem o quadro de diretores e associados do Sinduscon-GO. A renda da doação da indústria da construção goiana custeou a realização da festa junina promovida anualmente pela organização. O evento configura a maior fonte de arrecadação de recursos destinados ao atendimento às vítimas de queimaduras. Com o apoio da indústria da construção, em 2015, a arrecadação líquida superou as festas dos anos anteriores, possibilitando a manutenção das atividades do NPQ por seis meses.

O Sinduscon-GO também instituiu a inscrição social nos eventos realizados pela entidade, que não demandem investimento monetário para inscrição dos participantes. Nesta modalidade, já foram arrecadados produtos como material de limpeza, hidratantes para pele e alimentos que foram doados ao NPQ.Várias outras atividades já estão sendo planejadas e serão desenvolvidas ao longo do ano.

O Núcleo de Proteção aos Queimados oferece palestragratuita sobre prevenção a acidentes com queimaduras nos canteiros de obras para as empresas da indústria da construção. Interessados podem entrar em contato com o Sinduscon-GO, pelo telefone (62) 3095-5155.

Um dia dedicado aos trabalhadores e seus familiares

dia nacional logo

A realização anual do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) é uma das ações de Responsabilidade Social desenvolvidas pelo Sinduscon-GO. Há nove anos, o Sindicato realiza o evento promovido nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceria com o Departamento Nacional do Sesi e com o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci). Até 2014 foram realizados 3.142 milhões de atendimentos a um total de 578 mil pessoas em diferentes localidades do País. Em 2015 o evento foi realizado em 34 localidades do Brasil.

Durante o Dia Nacional da Construção Social são oferecidos gratuitamente aos trabalhadores da indústria da construção, seus familiares e comunidade serviços nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer, como: emissão de CPF, Cartão do Cidadão, informações sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, cortes de cabelo, banco de empregos, aferição de pressão arterial, cálculo de IMC, escovação orientada para crianças, entre outros serviços.

Edificar um Mundo Melhor

O programa “Edificar Um Mundo Melhor” foi implantado pelo Sinduscon-GO em junho de 2012, com foco em três áreas: Consumo Consciente, Gestão de Resíduos e Conscientização Socioambiental. Dentre os compromissos assumidos pela entidade quando da instituição do Edificar constam: utilizar, preferencialmente, papel reciclado; evitar o uso de materiais descartáveis, utilizando canecas de porcelana; separar os resíduos em papel, recicláveis, não recicláveis e perigosos; destinar pilhas, baterias e lâmpadas de forma adequada; conscientização da equipe interna, ações sociais e divulgação de boas práticas ambientais, etc.

Com essas simples iniciativas, foi possível apresentar o balanço ambiental de junho de 2012 a abril de 2015: redução de 69,53% no uso de copos descartáveis de 200 ml e de 80,19% no uso de copos descartáveis de 50 ml; uma economia real de 31.500 unidades de 200 ml e 8.100 unidades de 50 ml, o que corresponde, respectivamente, a 693 kg e 60,75 kg de copos que deixaram de ser descartados no aterro sanitário. Também alcançou redução de 10,49% no consumo total de papel, sendo que com o uso do papel reciclado, o nível de consumo do papel branco saiu de 162 resmas para 24 resmas por ano. Em três anos de Edificar, os benefícios ambientais desta ação corresponderam a uma economia de 8.500 folhas de papel, redução de geração de 39,69 kg de resíduos e economia de 85.000 litros de água que seriam utilizados na produção do papel. Novas metas já foram definidas para integrar o programa a partir do segundo semestre de 2015, incluindo redução do consumo de água e energia.

edificar logomarca

Seconci-GO