logo comunidade da construcao

Área de Atuação

Comunidade da Construção é um movimento nacional pela integração dos agentes da cadeia produtiva e desenvolvimento dos processos construtivos à base de cimento. Sua formação é um processo contínuo e gradativo e a sua base de funcionamento é a troca positiva. Partindo da contribuição (financeira, de conhecimento e de articulação) de cada empresa ou profissional, os membros passam a fazer parte de uma rede sinérgica, em que todos colhem os frutos da organização e da cooperação de cada um.

O Polo Goiano é fruto da parceria entre a ABCP, o Sinduscon-GO e a Universidade Federal de Goiás (UFG). O legado deste Programa para a região é a constituição de uma atmosfera representativa da cadeia da construção civil, de caráter amigável, democrática e de muita participação, verdadeiramente rica em troca de experiências.

Facilitadora e propagadora de boas práticas, a Comunidade de Goiânia teve início em agosto de 2002, onde, em janeiro de 2017 iniciou seu 10º Ciclo de Atividades. Salienta-se que o 9º Ciclo contou com a participação de 40 empresas de grande importância para a indústria da construção no Estado de Goiás, sendo construtoras, incorporadoras, empresas fornecedoras de equipamentos e insumos e um laboratório. Em 2016, foram realizados 17 encontros entre cursos, treinamentos, palestras, seminários, fóruns permanentes, grupos de trabalho, cafés da manhã em obra, reuniões técnicas e de planejamento das ações.

Coordenação:

Coordenador Técnico: Prof. Dr. Oswaldo Cascudo Matos, Universidade Federal de Goiás

Coordenador Regional: Eng. Waldir Belisário dos Santos Júnior, representante regional DF/GO da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP)

Coordenadora Técnica Operacional: Eng.ª Daniela Castro Silva, Sinduscon-GO
Telefone: (62) 3095-5178
E-mail: comunidadedaconstrucao@sinduscongoias.com.br.

Coordenador Institucional: Eng. Wellington Guimarães de Freitas, Sinduscon-GO
E-mail: wellington@sinduscongoias.com.br.

Empresas Participantes do 11° Ciclo de Ações:

construtoras comunidade

Empresas Parceiras do 11° Ciclo de Ações:

parceiros comunidade

Programação de 2018:

O 11º Ciclo de Ações ocorrerá de janeiro a dezembro de 2018. Para o referido ciclo estão previstas cerca de 20 atividades, sendo seminários, minicursos, visitas técnicas locais e fora do Estado, além de reuniões dos grupos de trabalho:

• Grupos de Trabalho: GT para discussão da NBR 15.575 e GT sobre Concreto;

• Pesquisa aplicada em obra: monitoramento de indicadores de qualidade, produtividade e desempenho de revestimento em argamassa;

• Eventos Técnicos, como: Oficina da Norma de Desempenho; Seminário sobre boas práticas na indústria da construção goiana; Bate-papo com gestores que estão executando empreendimentos em conformidade com a NBR 15.575; Seminário internacional de durabilidade;

• Cursos: Gestão do processo de projeto, Impermeabilização, outros;

• Visitas técnicas: Em Goiânia e no Rio Grande do Sul.

Promoção:

Coordenação Técnica: