Notícias da Semana

Janeiro é o mês da Contribuição Sindical Patronal 2018
csp 2018

O Sinduscon-GO informa aos empregadores da indústria da construção que janeiro é o mês do recolhimento da Contribuição Sindical Patronal exercício 2018. O recolhimento tem o vencimento em 31 de janeiro. As instruções para o recolhimento serão disponibilizadas a partir do início de janeiro no portal www.sinduscongoias.com.br.

Informações: (62) 3095-5164/5182.

sinduscon logo

Sinduscon-GO realiza quarta edição do Natal Solidário e beneficia crianças vítimas de queimaduras

A Semana 658 1

Por meio do Sinduscon Jovem, o Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), realizou em sua sede, na tarde desta terça-feira (05/12) a quarta edição do “Natal Solidário”. O evento filantrópico é realizado anualmente para beneficiar as crianças atendidas pelo Núcleo de Proteção aos Queimados (NPQ). Compareceram mais de 100 pessoas, quando foi oferecido às crianças uma tarde de lazer com apresentação do Grupo Arte e Alegria, que promoveu interação com o público por meio da contação de histórias; além de lanches e presentes entregues pelo Papai Noel, representado pelo membro do Sinduscon Jovem, Felipe Inácio Alvarenga.

Indústria da Construção apoiou a realização do Seminário Goiano de Acessibilidade

A Semana 658 2

A fim de contribuir com discussões e a busca de soluções para ampliar o acesso de todos os cidadãos a seus direitos, diversas instituições representativas da sociedade civil organizada se uniram para a realização do Seminário Goiano de Acessibilidade. O evento, que contou com o apoio do Sinduscon-GO, aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro no Auditório do TCE, em Goiânia.

O presidente do Sinduscon-GO, Carlos Alberto Moura, prestigiou o evento. Durante seu pronunciamento na abertura do Seminário, que contou com a presença do presidente do TCE, Kennedy Trindade, Moura destacou que “este mês em que comemoramos duas relevantes datas: o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 03 de dezembro, e o Dia Nacional da Acessibilidade, no dia 05 de dezembro, é o momento mais que oportuno para nos unirmos a favor da acessibilidade e da importância dos investimentos na inclusão”.  Para ele, as discussões sobre o tema contribuem para esclarecer questões, identificar necessidades, propagar informações e estabelecer elos para a construção de um Brasil mais justo, com oportunidades para todos.

CUB-GO Variação em novembro é de -0,433%

A Semana 658 2b

Em novembro de 2017 o CUB (Custo Unitário Básico) Habitacional padrão da construção civil (R16-A) registrou variação de -0,433% no custo mensal da construção civil do Estado de Goiás. O valor referencial foi de R$ 1.542,24 por metro quadrado. Em outubro de 2016, o índice variou -0,200% e em outubro de 2015, o índice variou 0,163%. O valor acumulado no ano é de 1,977% e em 12 (doze) meses é de 1,979%.

A mediana de preços, por insumos componentes da cesta básica, apresentou variação de preço na Porta lisa para pintura (70x210x3,5cm), com 4,348%; no Aço CA 50A D=12,5mm, com 3,682%; e no Fio de cobre antichama – 750V 2,5mm, com 1,639%. Houve redução de preços na Chapa de compensado resinado 17mm, com -5,816%. Em relação à mão de obra, houve uma variação de -3,846% no preço do Servente. O valor do equipamento se manteve. As oscilações de preços apresentaram na cesta básica de insumos equilíbrio entre quedas e aumentos, refletindo em uma redução do CUB face ao mês anterior.

O levantamento acompanha a evolução dos preços de 25 materiais de construção, salários com encargos sociais de duas categorias profissionais (pedreiro e servente), despesas administrativas (engenheiro) e um equipamento (aluguel de betoneira). Para saber mais clique aqui.

Mesmo com queda, confiança permanece alta na Construção Civil

A Semana 658 2c

Após a estabilidade observada no mês anterior, os empresários da Indústria da Construção em Goiás apresentaram queda na confiança empresarial em novembro/2017. Em setembro e outubro, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (Icei) ficou em 61,8 pontos, já em novembro caiu para 59,0. Porém, mesmo com queda de -2,8, o índice se mantém acima dos 50 pontos, o que de acordo com a metodologia da pesquisa indica aumento na confiança empresarial. Essa é a sexta queda observada ao longo dos últimos 12 meses, sendo mais intensa para as empresas de pequeno porte, queda de -5,1 pontos na comparação de novembro/2017 com outubro/2017. Para as médias empresas, a queda foi de -2,9, e para as grandes, -1,6 pontos. Destacando, que o ICEI de novembro, ainda assim, manteve-se acima da média histórica do índice, que é 53 pontos.

Dentre os componentes do ICEI da Construção, o Indicador de Condições merece especial atenção, com aumento de 1,1 ponto o indicador passou a linha divisória dos 50 pontos pela primeira vez desde abril/2014. Sendo que, com relação a novembro/2016, o aumento foi de 13 pontos. Esse indicador mede as condições atuais comparadas com os últimos seis meses, sendo que valores acima de 50 pontos indicam que os empresários percebem melhora das condições correntes de seus negócios.

Porém, quanto ao Indicador de Expectavas, componente do ICEI que mede as expectavas dos empresários para os próximos seis meses, houve queda de -5,2 pontos. Ou seja, em novembro os empresários goianos da indústria da construção estão menos esperançosos do que sinalizaram em outubro. Entretanto, na comparação com novembro/2016, houve melhora no indicador, aumento de 2,4 pontos. Ressalta-se, o resultado atual, 63,4 pontos, connua acima da linha divisória dos 50 pontos, ou seja, ainda há otimismo dos empresários para os próximos seis meses. Para saber mais clique aqui.

Economia registra crescimento, mas construção segue em queda

Empresários e dirigentes da indústria da construção receberam com grande preocupação o resultado do Produto Interno Brasileiro (PIB) no terceiro trimestre de 2017: apesar da manutenção da curva de crescimento da economia, com 0,1% positivo, a construção civil segue estagnada. No acumulado do ano, o setor já encolheu 6,1%. “A divulgação do PIB confirma o que temos dito ao longo dos últimos meses: é preciso estimular a indústria da construção”, afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). “Nós perdemos mais de um milhão de postos de trabalho, é preciso retomar”, alerta.

Dados divulgados pelo IBGE registram crescimento de 0,1% do PIB brasileiro no terceiro trimestre, mantendo a tendência de recuperação da economia registrada nos trimestres anteriores. Esse movimento não tem sido acompanhado pelo setor, que tem registrado quedas consecutivas desde 2016. “Tenho alertado que se a construção não cresce, puxa a economia como um todo para baixo”, diz Martins. O alerta do presidente da CBIC é corroborado pelos números do IBGE: a recuperação do investimento, de 1,6% no terceiro trimestre, poderia ter sido maior se o setor também estivesse em recuperação. (Com informações da CBIC, em 01/12/2017)

Destaques de Serviços

cub destaque banco de empregos destaque ct destaque
cct destaque pisos salariais destaque Declaração e Informações Sobre Obras

Destaques Institucionais

npq sinduscon jovem codese

04 de dezembro de 2014

Sinduscon Jovem promove campanha Natal Solidário para crianças vítimas de acidentes com queimaduras

O Sinduscon Jovem está promovendo a campanha Natal Solidário às crianças e seus familiares, vítimas de acidentes com queimaduras assistidas, em Goiânia, pelo Núcleo de Proteção aos Queimados (www.npq.org.br) – uma Organização Não Governamental. O objetivo será uma tarde de lazer e confraternização, doação de brinquedos, cestas de Natal e brindes para 120 crianças com idades entre 0 a 14 anos e mais 190 familiares, em média.

A captação de recursos em Goiás está sendo realizada pelo Sinduscon Jovem, composto por um grupo de jovens empresários da indústria da construção que abraçaram a causa e se comprometeram em contribuir com essa ação de responsabilidade social, contando com o apoio do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás. O evento será realizado no dia 17/12, em horário e local a serem definidos. Informações gerais no Sinduscon-GO, telefones: (62) 3095-5169/3095-5170.

Workshop da Comunidade da Construção no dia 11

Na próxima quinta-feira (11) a Comunidade da Construção de Goiânia realizará o workshop “Resultados do 7º Ciclo de Ações e Perspectivas para o 8º Ciclo”, das 13h30 às 17h, no Sinduscon-GO. O encontro também trará palestras relativas à “Implantação do BIM em empreendimentos na cidade de Goiânia – do 3D ao 5D” e sobre “Argamassas com fibras de papel kraft: avanços na pesquisa e perspectivas”. Inscrição social: Creme Nivea (a arrecadação será doada ao Núcleo de Proteção aos Queimados). Informações e confirmação de presença pelo telefone (62) 3095-5178; e-mail: comunidadedaconstrucao@sinduscongoias.com.br.

Agenda de Eventos

Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat