Sinduscon-GO participa de workshop em Minas Gerais

on 14 April 2019

Na quarta-feira (03/04) ocorreu o “Workshop BDI: Nivelando conhecimento sobre formação de preços em projetos industriais corporativos”, no Sinduscon-MG. O Sinduscon-GO participou do evento, por meio do seu 2º vice-presidente, Cezar Valmor Mortari.

O evento foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC – antigo Fórum das Empresas Prestadoras de Serviços), e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com a correalização do Senai Nacional e o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

O encontro contou com cerca de 90 dirigentes representantes dos mais diversos segmentos. Entre eles: construtoras, montadoras, empresas de engenharia, gerenciadoras, instituições afins, além de grandes contratantes de obras.

Gestão compartilhada, confiança e transparência foram os conceitos que guiaram o workshop, resultando em mais um avanço de parceria entre grandes contratantes e contratadas. O encontro resultou na criação de uma cartilha de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI) que será adotada pela CBIC e lançada oficialmente no ENIC, que acontece no Rio de Janeiro no mês que vem.

Cezar Valmor Mortari afirma que um dos consensos foi o de que as despesas de administração direta da obra, incluindo equipamentos de uso comum, EPIs, EPCs, Energia e outros itens devem constar em planilha, serem mensuradas e, naturalmente, saírem do cálculo do BDI. “Resultará que o BDI se resumiria a: Impostos, Seguros, Custo Financeiro, Contingenciamentos, Administração Central e Lucro”, disse.

O vice-presidente conta ainda que houve reclamação generalizada das contratadas de que a pressão pela diminuição de preços está sufocando as prestadoras de serviços. As contratantes, por outro lado, reclamam da deterioração da qualidade técnica de engenharia das contratadas. As negociações continuam.