Concurso nacional premia estudantes de engenharia

on 07 May 2019

Com o tema “Passarelas Modulares sobre Rodovias do DNIT”, a competição contou com representantes de 18 estados

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) realizou recentemente a 1ª edição do Concurso CBCA para Estudantes de Engenharia. Uma oportunidade para alunos e professores desenvolverem seus potenciais criativos através de projetos utilizando o aço como o principal componente de sistemas construtivos.

Nessa 1ª edição os estudantes foram desafiados a uma competição que complementasse sua formação, com uma experiência abrangente sobre concepção, projeto estrutural e esquema de montagem de passarelas modulares de aço ou mista de aço e concreto, envolvendo também aspectos da fabricação e do transporte. O desafio de abrangência nacional contou com 71 equipes de 50 universidades inscritas, compostas por estudantes de engenharia civil com o suporte de um professor orientador.

A equipe vencedora é da faculdade da Universidade Federal de Lavras, de Minas Gerais. Que se destacou pela investigação exaustiva em relação à proposta apresentada, harmonia entre o projetado e as questões relativas à estética, fabricação e montagem e qualidade da apresentação e desenhos apresentados.

O prêmio é de R$ 8 mil (R$ 6.500 para os alunos e R$ 1.500 para os professores), além de diversos manuais sobre construção em aço do CBCA, três anos de assinatura da revista Arquitetura & Aço, vouchers gratuitos para cursos online oferecidos pela entidade e ainda isenção do pagamento da taxa de inscrição do 8º Congresso Latino-Americano da Construção Metálica (Construmetal 2019). A premiação dos alunos será feita no Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas (CBPE), evento que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, em São Paulo.

Mais informações sobre o Concurso, incluindo os detalhes do projeto vencedor, estão publicadas em http://www.cbca-acobrasil.org.br/engenharia/index.php.