Cartilhas para aumentar o índice de sucesso dos empreendimentos são lançadas no ENIC

on 23 May 2019

Para que os projetos no setor de construção aumentem seu percentual de sucesso, é preciso apostar na valorização dos conhecimentos consolidados da engenharia, no aprimoramento de todas as fases de planejamento e na aplicação de modernas ferramentas tecnológicas. Seguindo essas premissas, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou duas cartilhas,

uma Cartilha de BDI e uma Cartilha de Contratos pela Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC).

A Cartilha Bonificação e Despesas Indiretas nas Obras Industriais (BDI) é uma atualização da publicação lançada em 2010. Ela foi concluída após a realização de um workshop envolvendo as empresas prestadoras de serviços, empresas contratantes e entidades de classe que militam no segmento de obras industriais no Brasil.

O documento reflete a nova realidade que as empresas têm encontrado no mercado e seus impactos na formação de preços e tem como intenção colocar à disposição das empresas, entidades e profissionais do setor um conhecimento que reduza as divergências e polêmicas que existem em torno do assunto e que contribua para aperfeiçoar o processo de formação de preços dos atores do segmento de obras industriais.

Já a Cartilha de Contratos é fruto da necessidade de adequação ao mercado cada vez mais exigente, dinâmico e competitivo, com a finalidade de aprimorar as relações contratuais entre empresas tomadoras de serviço e empresas prestadoras de serviço, uma vez que essa união de esforços significa somar competências e conhecimentos em benefício de um objetivo comum: elevar o nível de sucesso na implantação de projetos.

A reconstrução da confiança entre as empresas tem se mostrado um grande desafio, que requer ações para acelerar esse processo e evitar uma redução ainda maior na estrutura das empresas do setor, o que comprometeria os conhecimentos adquiridos em grandes projetos ao longo das últimas décadas.

O material tem como finalidade contemplar a visão de todas as partes interessadas e de apontar caminhos para o entendimento e a sinergia entre os envolvidos. A superação dos desafios aqui apresentados passa pela disposição das partes de construir soluções conjuntas, na busca por contratos mais equilibrados, que otimizem os custos e permitam uma condução mais harmoniosa e eficaz dos projetos.

Acesse as duas publicações na íntegra: https://cbic.org.br/category/publicacoes/obras-industriais/.