Indústria da construção terá “Hackathon” em busca de soluções

on 15 July 2019

A maratona lança desafio inovador para solucionar problemas do setor

Entre os dias 15 e 19 deste mês, o Sinduscon-GO espera receber das construtoras goianas sugestões de desafios que demandem soluções inovadoras para o setor. A ação é o início do processo para a realização do Hackathon da Indústria, maratona de desenvolvimento tecnológico promovida pelo Senai e IEL Goiás. O Hackathon tem como objetivo aproximar a indústria dos centros de ensino e pesquisa, trazer soluções inovadoras para as indústrias e melhorar o ambiente inovador, obtendo assim ganhos na produtividade e aumento da competitividade das indústrias goianas.

O Sinduscon-GO convoca todas as empresas a participarem desse processo de inovação. Para isso basta nos encaminhar informações sobre desafios importantes que possam solucionar problemas difíceis ou que gerem inovações para melhoria de processos. O prazo final para cumprimento dessa etapa é 19/07/19 e as sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail wellington@sinduscongoias.com.br.

Os Hackathons, um na área da Mineração e outro na área da Construção Civil, serão realizados no mês de setembro e contarão com a realização dos desafios enviados previamente. Esses desafios devem ter as seguintes características:

1. Desafios tecnológicos, atuais e de interesse, para a indústria da construção civil goiana;
  2. Desafios tecnológicos, atuais e de interesse, para a indústria da mineração goiana;
  3. Desafios que requeiram soluções inovadoras e inéditas;
  4. Desafios que possam adequar soluções existentes em outros ambientes para a realidades das indústrias goianas;
  5. Desafios que precisem de produtos inovadores para sua solução;
  6. Desafios que precisem de processos inovadores para sua solução.

Os projetos selecionados contarão com consultoria do Senai e IEL Goiás. No total, são 40 vagas, sendo 20 para projetos de inovação destinados à construção civil e 20 para projetos com foco na indústria mineradora.

Durante os Hackathons vários grupos de pessoas participarão e apresentarão suas soluções, que serão avaliadas e classificadas. No final dos Hackathons serão selecionados os cinco melhores projetos, sendo: dois grupos para os desafios lançados pelo setor da Mineração, dois grupos para os desafios lançados pelo setor da Construção Civil e um grupo que atenda de forma sinérgica desafios dos dois setores.

Esses grupos terão a oportunidade de amadurecer as soluções apresentadas para sua implementação em ambientes reais das indústrias proponentes. No mês de outubro, esses grupos farão uma imersão nas indústrias que lançaram os desafios, bem como no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, e protótipo MVP (Produto Mínimo Viável), testando a viabilidade do negócio.

Os ganhadores da maratona de desenvolvimento serão conhecidos e premiados durante a programação do Fórum da Indústria Goiana.

Fórum da Indústria Goiana

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG)  está organizando o maior evento anual da indústria no Estado, o Fórum da Indústria Goiana. Previsto para acontecer em novembro de 2019, o evento trará como foco os setores da Mineração e da Construção Civil, onde discutirá os desafios do setor produtivo goiano e incluirá a premiação da ideia mais inovadora do Hackathon da Indústria.

O objetivo é criar um ambiente com soluções integradas ao desenvolvimento da economia, promover e provocar o diálogo sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo; permitir a interação entre público, setor industrial, organizações e instituições de ensinos; dentre outros.

Mais detalhes sobre o projeto podem ser observados no infográfico abaixo: