• 1
  • 2
O podcast em construção "O Futuro da Construção Civil: como as tecnologias irão transformar o dia a dia dos canteiros de obras" Evento de lançamento do Podcast Em Construção Um evento pensado para motivar, conectar e transformar players que atuam no setor da construção civil.Criado para unir... Leia mais...
Mãos à obra O setor da construção civil continua trazendo boas notícias.  A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) anunciou recentemente (25/07) a nova expectativa de crescimento... Leia mais...
Gráficos Comparativos CUB Para conhecimento, segue abaixo tabela elaborada pelo Diretor Titular da Câmara Especializada de Estatística e Medidores de Desempenho do Sinduscon-GO, Sr. Ibsen Rosa, com dois... Leia mais...
Podcast Lean Construction na Prática O PodCast da UFG, EM CONSTRUÇÃO, traz nessa semana o tema "Lean Construction na Prática" com o Cezar Mortari, Presidente do Sinduscon-GO. O episódio está... Leia mais...
Lançamento do Portal da Construção No próximo dia 27, o Senai-GO em parceria com o Sinduscon-GO, apresentará ao setor de Recursos Humanos das empresas o Portal da Construção. Trata-se de... Leia mais...
94º ENIC - Inscrições Abertas As inscrições estão oficialmente abertas para 94˚ edição do ENIC, o maior evento de construção civil do país!  20 a 23 de junho Inscreva-se já... Leia mais...

Destaques de Serviços

agenda eventos icon parceiros icon cub
locacoes icon convencoes icon

Mensagem do Presidente do Sinduscon-GO

Atualizado em 05 abril 2022

Caros Associados, gostaríamos de trazer uma reflexão neste início de 2022. Ainda estamos na pandemia da Covid, no entanto, com o progresso da vacinação temos a expectativa promissora de que o pior ficou para trás. Além disso nossos canteiros e fábricas obtiveram bons resultados em suas estratégias de contenção da contaminação. Não obstante, perdemos vários amigos, parentes e vizinhos, definindo estes dois anos como a maior crise sanitária que o país já viveu. Em particular foi-se um de nossos diretores, o Miranides Esteves de Mattos, grande engenheiro civil, inestimável amigo de todos que tiverem a honra de com ele conviver.

Mas continuamos firmes, zelosos com nossos protocolos de segurança estabelecidos pelo Seconci-GO – nosso serviço social da indústria da construção. A continuidade dos cuidados é condição primeira para a retomada consistente e segura.

Nosso setor passou, em 2020 e 2021, por outra pandemia que foi o desabastecimento e os aumentos dos materiais. O que assistimos foi uma das maiores transferências de renda entre setores econômicos, das construtoras e sua cadeia para as indústrias de base, em particular as siderúrgicas e as cimenteiras. Os índices denunciam com IGPM tendo batido nos 35%, sendo que o índice exclusivo de materiais chegou a 49%, INCC e CUB tendo chegado a quase 20%. Particularmente alguns materiais subiram estratosféricos 190%. Está evidente que esta situação afetou o equilíbrio dos contratos, tanto nas obras públicas como privadas. Assunto que o Sinduscon-GO, juntamente com outras entidades nacionais como a CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção e a CNI – Confederação Nacional da Indústria, tem tratado para encontrar alternativas legais para os reequilíbrios e a devolução do nosso setor para a normalidade. Neste sentido nossos Associados têm acesso a um robusto Manual de como conduzir estes pleitos amparados em pareceres e resoluções do mais alto nível, com boa acolhida pelos órgãos de controle.

Aparentemente este início de ano demonstrou sinais de arrefecimento dos aumentos dos materiais, porém nossa entidade ficará atenta no sentido de ponderar junto à indústria de base que os aumentos foram excessivos e não há, absolutamente não há, espaço ou explicação para nova temporada de elevação de preços.

Por outro lado, o setor imobiliário se apresenta pujante, com significativo aumento de vendas. O que se observa são vários fenômenos que convergem para isso, como o movimento volta para casa e a valorização do ambiente de morar, consequência do isolamento da pandemia. Também o desejo de 87% dos brasileiros pela aquisição da casa, corroborado por pesquisas recentes, que posicionam a obtenção da residência com mais importância que estabilidade financeira, ter filhos, religião ou mesmo se casar. Porém ponto de atenção teremos que ter agora com a taxa Selic subindo além de dois dígitos.

Nas obras Industriais e Corporativos se observa o retorno das obras especialmente nos setores de atacado, alimentos, farmacêutico, celulose e de logística. No setor público o retorno ainda é tímido, porém há grandes expectativas das obras privadas advindas de concessões e privatizações em especial na infraestrutura.

Muito está sendo feito, porém sua ajuda é crucial para mantermos as ações em andamento e novas iniciativas que proporcionem uma melhoria do ambiente de negócios. Queremos compartilhar algumas de nossas atuações recentes:

Contratação e retenção de Mão de Obra – Estamos em francas tratativas com o Sesi – Senai e com UFG para aumentar drasticamente a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional.

Nova Lei de Licitações – Conseguimos que fossem aprovados dois pontos basilares: concorrência somente com projetos executivos e com licença ambiental já obtida.

Convenção Coletiva – Ano passado fechamos a CCT dentro do prazo normal, com boa interlocução com o sindicato laboral. Estamos convergindo para uma agenda comum de interesses mútuos aonde os nossos colaboradores são valorizados como nosso grande patrimônio. Este ano esperamos chegar rapidamente a um consenso.

Atuação - As diretorias estão atuantes, seguindo o planejamento estratégico estabelecido no início de nosso mandato.

Finanças - Estamos conseguindo um equilíbrio financeiro, em função dos grandes esforços das diretorias administrativa e financeira e, naturalmente, da excelente adesão das empresas associadas no sentido de manter a adimplência.

Reequilíbrio de Contratos – Participamos de várias incursões para o convencimento dos órgãos públicos da urgência e da necessidade indiscutível dos realinhamentos. Obtivemos junto à FGV – Fundação Getúlio Vargas a fundamentação dos sucessivos aumentos de materiais, dando base jurídicas aos pleitos. Recentemente disponibilizamos aos associados um robusto Manual de como conduzir com sucesso os pleitos por reequilíbrio.

Novo Plano Diretor de Goiânia – Foi aprovado. Trabalhamos junto com o FGH – Fórum Goiano da Habitação (Sinduscon-GO, Ademi-GO, ADU e Secovi-GO) e o CODESE para que o plano fosse producente e trouxesse benefícios à todos, em especial ao bem estar do goianiense.

Novo Marco do Saneamento – Estamos acompanhando os passos da implantação deste importante instrumento que possibilitará a universalização do saneamento em Goiás até 2033. São estimados 24 bilhões de investimentos, grande parte deles em construção civil. Já tivemos um primeiro passo com a exitosa licitação do sistema da cidade de São Simão, que incluiu, além de água e esgoto, a coleta e destinação dos resíduos sólidos.

Implantação do BIM – Várias ações estão sendo desenvolvidas para a efetiva implantação. Uma das principais vertentes é a implantação do BIM para aprovação dos projetos na prefeitura de Goiânia e em todas as cidades goianas.

Agências Ambientais – Aproximação do sindicato com as autoridades do setor para tornar o licenciamento ambiental mais célere.

SANEAGO – Estamos tendo uma boa progressão em nossas tratativas no sentido de resolver os AVTOs necessários.

CAIXA – A interlocução que sempre foi profícua está mantida e resultará em melhorias nos processos de aprovação e celeridade.

ENEL – Estamos atuando com apoio da FIEG – Federação das Indústrias do Estado de Goiás, com forte solidariedade do presidente Sandro Mabel.

CREA – Conduzimos várias tratativas conjuntas, com boa interlocução, em especial em ações para a valorização da Engenharia, realização de eventos e de compartilhamento do BI – Business Intelligence.

Novos benefícios – O sindicato se dedica a encontrar sempre formas de trazer benefícios importantes a seus associados. Ultimamente adicionamos: convênio com a 6ª. Corte de Conciliação e Arbitragem e com a Certificadora Digital Soluti através da FIEG.

Acreditação dos Laboratórios – O Sinduscon-GO tem mantido encontros entre associados e laboratórios para incentivar o processo da acreditação dos laboratórios da região metropolitana e no estado no sentido de atender às normativas do PBQP-H.

Novo Código Florestal Urbano – Estamos apoiando da forma como foi aprovado na Câmara dos Deputados, transferindo aos municípios a atribuição para legislar sobre os mananciais que passam pelas cidades. A partir de então teremos que atuar junto aos municípios para elaborar as legislações mais assertivas no setor.

Novos Planos de Mobilidade e de Drenagem de Goiânia – Vamos atuar fortemente neste ano participando juntamente com as secretarias e demais membros da sociedade civil organizada para que a cidade tenha um novo planejamento de sua infraestrutura a bem do goianiense.

Tecnologia – Temos feito eventos virtuais para trazer as melhores práticas e tecnologias disponíveis. Um destes instrumentos está sendo o Living Lab C, juntamente com a UFG – Universidade Federal de Goiás. Também a Comunidade da Construção – Grupo que reúne dezenas de construtoras e entidades buscando melhorias tecnológicas. Também apoiamos o desenvolvimento do ecossistema de inovação com apoio a Startups, em especial as Construtechs, juntamente com o CDTI – Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da FIEG, o Gyntec, a PRPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG e muitos outros.

Campanha de valorização da Engenharia – Por proposta do Sinduscon-GO a CBIC está organizando uma grande campanha nacional de valorização da engenharia e, em particular, da construção civil.

Sinduscon Jovem – Grupo de jovens empreendedores que participam com obtenção de mentorias, desenvolvimentos de habilidades e ações na sociedade. Convidamos aos jovens formandos e recém-formados a se juntarem ao grupo.

Enfim, há muito o que ser feito. Contamos com a sua sempre valorosa colaboração. Traga suas sugestões para que possamos ser proativos e que nossos esforços resultem em ganhos para as empresas e todo o nosso ecossistema da construção. Mãos à obra!

Goiânia GO, fevereiro de 2022

CEZAR VALMOR MORTARI