Informativo Construir Mais Online - Responsabilidade e determinação

Mensagem do Presidente

Criado em 9 de setembro de 1948, o Sinduscon-GO é hoje um dos mais antigos, conceituados e combativos sindicatos patronais de Goiás. Ao longo desses 75 anos de história, o sindicato atuou e atua, de forma responsável e determinada, na busca de novos e prósperos resultados e soluções para o setor da construção, além de dispensar especial atenção à sustentabilidade e à qualificação da mão-de-obra.

Os desafios que se apresentam são amazônicos: As taxas de juros Selic e, por conseguinte, os juros imobiliários estão estratosféricos e impeditivos do desenvolvimento. A escassez de mão de obra bateu à porta de todas as construtoras e incorporadoras. Os poucos recursos para infraestrutura pública e para habitação de interesse social são inadmissíveis para um país que pretenda atacar as desigualdades e manter um crescimento sustentável.

O excesso de burocracia permanece como um freio de mão puxado e, segundo dados da CBIC, é responsável direto por 15% do preço dos imóveis. No Congresso Nacional há centenas de projetos tramitando que são danosos ao nosso ambiente de negócios, seja liberando o FGTS para consumo, ou seja, criando aumento de custos.

Há muito, portanto, por fazer. O Sinduscon GO atua em nível local e nacional através da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), da FIEG (Federação das Indústrias do Estado de Goiás) e da CNI (Confederação Nacional da Indústria). Compondo o FGH - Fórum Goiano da Habitação (ADEMI GO, ADU GO, SECOVI GO e SINDUSCON GO), realiza encontros com autoridades de todos os níveis dos poderes constituídos, (Estado-Município-Federação) discutindo e sugerindo ações, leis, regulações junto às respectivas autoridades, em especial, agora, pelas Leis Complementares do Plano Diretor de Goiânia. Também através do FGH foi operacionalizado o Selo de Conformidade das Cooperativas Habitacionais, trazendo mais confiabilidade a este mercado. Sempre defendendo os interesses do nosso setor, em sintonia com a coletividade e o desenvolvimento da nossa região metropolitana e de todo estado.

O Sinduscon GO igualmente mantém forte atuação com as diversas entidades e instituições como: CODESE, AGE, ACIEG, ACIAG, OCB, PROCON, SEBRAE, CREA, CLUBE DE ENGENHARIA, SENGE, FECOMÉRCIO, UFG, PUC e muitas outras, sempre a bem do espírito público.

Queremos compartilhar algumas de nossas atuações recentes:

Contratação e retenção de Mão de Obra – Estamos em francas tratativas com o SESI \ SENAI, com UFG e Secretaria da Retomada para aumentar drasticamente a oferta de cursos de aperfeiçoamento profissional.

Agenda Legislativa – Atento aos projetos que tramitam nas casas legislativas, o Sinduscon GO atua no sentido da aprovação das matérias aderentes e desaprova as matérias que se apresentem danosas ao bom ambiente necessário ao nosso setor.

Nova Lei de Licitações – Conseguimos que fossem aprovados dois pontos importantes: concorrência somente com projetos executivos e com licença ambiental já obtida.

Convenção Coletiva – Ano passado fechamos a CCT dentro do prazo normal, com boa interlocução com o sindicato laboral. Estamos convergindo para uma agenda comum de interesses mútuos onde os nossos colaboradores são valorizados como nosso grande patrimônio. Este ano esperamos chegar rapidamente a um consenso.

Atuação - As diretorias estão atuantes, seguindo o planejamento estratégico estabelecido no início de nosso mandato.

Finanças - Estamos conseguindo um equilíbrio financeiro, em função dos grandes esforços das diretorias administrativa e financeira e, naturalmente, da excelente adesão das empresas associadas no sentido de manter a adimplência.

Reequilíbrio de Contratos – Participamos de várias incursões para o convencimento dos órgãos públicos da urgência e da necessidade indiscutível dos realinhamentos.

Obtivemos junto à FGV – Fundação Getúlio Vargas a fundamentação dos sucessivos aumentos de materiais, dando base jurídicas aos pleitos. Recentemente disponibilizamos aos associados um robusto Manual de como conduzir com sucesso os pleitos por reequilíbrio.

Leis Complementares do Plano Diretor de Goiânia – Trabalhamos junto com o FGH – Fórum Goiano da Habitação (Sinduscon-GO, Ademi-GO, ADU e Secovi-GO) e o CODESE para que o plano fosse producente e trouxesse benefícios a todos, em especial ao bem-estar do goianiense.

Novo Marco do Saneamento – Estamos acompanhando os passos da implantação deste importante instrumento que possibilitará a universalização do saneamento em Goiás até 2033. São estimados 24 bilhões de investimentos, grande parte deles em construção civil.

Implantação do BIM – Várias ações estão sendo desenvolvidas para a efetiva implantação. Uma das principais vertentes é a implantação do BIM para aprovação dos projetos na prefeitura de Goiânia e em todas as cidades goianas.

Agências Ambientais – Aproximação do sindicato com as autoridades do setor para tornar o licenciamento ambiental mais célere. Juntamente com Amma e Semad, o Sinduscon GO elaborou e disponibilizou um Manual de Licenciamento Ambiental de Obras Civis.

SANEAGO – Estamos tendo uma boa progressão em nossas tratativas no sentido de resolver os AVTOs necessários e a licitação de obras com preços exequíveis.

CAIXA – A interlocução que sempre foi profícua está mantida e resultará em melhorias nos processos de aprovação e celeridade.

ENEL \ EQUATORIAL – Estamos atuando com apoio da FIEG e do FGH com o intuito de a empresa cumprir os prazos preconizados pela ANEEL.

CREA – Conduzimos várias tratativas conjuntas, com boa interlocução, em especial em ações para a valorização da Engenharia, realização de eventos e de compartilhamento do BI – Business Intelligence e da busca de soluções para a inserção dos engenheiros civis entrantes no mercado.

Implantação da Universidade da Construção – Será um Portal com todos os materiais de aprendizagem de nível superior disponíveis com muitos materiais gratuitos e com taxas reduzidas aos Associados.

Área restrita a Associados no Site – É um ambiente reservado aos Associados com informações de alta relevância e com materiais disponíveis para download.

Novos benefícios – O sindicato se dedica a encontrar sempre formas de trazer benefícios importantes a seus associados. Ultimamente adicionamos: convênio com a 6ª. Corte de Conciliação e Arbitragem e com a Certificadora Digital Soluti através da FIEG.

Acreditação dos Laboratórios – O Sinduscon-GO tem mantido encontros entre associados e laboratórios para incentivar o processo da acreditação dos laboratórios da região metropolitana e no estado no sentido de atender às normativas do PBQP-H.

Novos Planos de Mobilidade e de Drenagem de Goiânia – Vamos atuar fortemente neste ano participando juntamente com as secretarias e demais membros da sociedade civil organizada para que a cidade tenha um novo planejamento de sua infraestrutura a bem do goianiense.

Tecnologia – Temos feito eventos virtuais para trazer as melhores práticas e tecnologias disponíveis. Um destes instrumentos está sendo o Living Lab C, juntamente com a UFG – Universidade Federal de Goiás. Também a Comunidade da Construção – Grupo que reúne dezenas de construtoras e entidades buscando melhorias tecnológicas. Também apoiamos o desenvolvimento do ecossistema de inovação com apoio a Startups, em especial as Construtechs, juntamente com o CDTI – Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da FIEG, o Gyntec, a PRPI - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG e muitos outros.

Campanha de valorização da Engenharia – Por proposta do Sinduscon-GO a CBIC está organizando uma grande campanha nacional de valorização da engenharia e, em particular, da construção civil.

Mãos à obra!

Clique aqui para visualizar o Boletim Construir Mais

SIGA-NOS

Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste - Goiânia-GO - CEP: 74120-110

ANUNCIE CONOSCO

Venha para a vitrine da Cadeia da Construção.

Saiba mais...