Campanha da CBIC aproxima jovens da engenharia em ação realizada em Vitória (ES)

Campanha da CBIC aproxima jovens da engenharia em ação realizada em Vitória (ES)

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção.” A frase de Paulo Freire está estampada no pátio da escola do SESI Jardim da Penha, em Vitória (ES). E foi justamente para falar sobre os caminhos e possibilidades da engenharia que representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) conversaram, nesta terça-feira (6), com estudantes do ensino médio da instituição. 

O encontro integra a Campanha de Valorização da Engenharia, em uma ação conjunta da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) e da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC. Antes da palestra, os membros da entidade conheceram a estrutura da escola, que atende 1.420 alunos e conta com espaços como sala de informática, sala maker e laboratório de robótica. 

Segundo Tatiane Puiati, gerente executiva de Educação do SESI e SENAI do Espírito Santo, ações voltadas ao estímulo das ciências da natureza e exatas são fundamentais para incentivar os jovens a seguirem carreiras ligadas à construção civil. “Outro dia perguntei ‘quem quer fazer engenharia?’ e pouca gente levantou a mão. Esse é um desafio que temos juntos, e o SESI tem feito ações para desmistificar essas carreiras. Iniciativas como essa podem mudar esse cenário”, destacou.  

A campanha itinerante da CBIC tem o objetivo de inspirar a escolha profissional dos estudantes, por meio do depoimento de profissionais da construção. A ação já passou por cidades do Pará, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Em Vitória, no estado do Espírito Santo, Ilso Oliveira, vice-presidente de Obras Industriais e Corporativas da CBIC, compartilhou sua trajetória com os alunos. “Eu não tinha noção da amplitude da engenharia. Ela vai muito além de fazer contas: tem um comprometimento com as pessoas, com a criação e construção de soluções que nos fazem evoluir todos os dias”, afirmou. 

Dara Silveira, engenheira civil e integrante do programa CBIC Jovem, também conversou com os estudantes. “A engenharia vai muito além da obra. Existem inúmeras possibilidades. A gente aprende de tudo e descobre que o engenheiro é um grande resolvedor de problemas, nas mais diversas áreas. Aprendemos a liderar e colocar o foco na prática”, apontou. 

Ricardo Fabel Braga, Diretor Comercial da Tenax & K2 Engenharia e membro do Comitê de Inteligência Estratégica (CIE) da COIC, reforçou a mensagem. “Queremos mostrar a vocês uma nova visão da engenharia. É uma carreira do futuro, com oportunidades reais”, disse, diante de uma plateia formada por estudantes do terceiro ano. 

Vice-presidente do Sinduscon-GO, Cezar Valmor Mortari também participou da conversa com os jovens. “A engenharia é uma profissão de desafios constantes, de movimento. Tudo é possível e é isso que o engenheiro faz. A engenharia é o negócio mais apaixonante que existe.” 

O tema tem interface com o projeto “Engenharia e Educação como Vetores da Sustentabilidade”, com a correalização do Serviço Social da Indústria (SESI) da COIC/CBIC.    

O tema tem interface com o projeto “ESG no Setor da Construção”, da Comissão de Responsabilidade Social (CRS/CBIC), com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

 

Fonte: AGÊNCIA CBIC

Image
SIGA-NOS


Informações


 (62) 9 9687-6912

 Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste - Goiânia-GO - CEP: 74120-110

ANUNCIE CONOSCO

Venha para a vitrine da Cadeia da Construção.

Saiba mais...