CODESE - Rumo ao desenvolvimento sustentável e inclusivo

CODESE - Rumo ao desenvolvimento sustentável e inclusivo

Em entrevista à Revista Construir Mais, a presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (CODESE), Helena Ribeiro, compartilha seus objetivos para fortalecer a cidade e a região metropolitana, destacando a importância de integrar desenvolvimento econômico com melhorias sociais e infraestrutura.

Interlocução

Com 10 anos de atuação, o CODESE busca consolidar-se ainda mais como um elo estratégico entre o setor produtivo e a gestão pública municipal. “Para os próximos dois anos, a prioridade é atuar como um "escritório de projetos", propondo soluções concretas e práticas para os desafios enfrentados pela cidade, com ênfase na melhoria dos índices de desenvolvimento humano (IDH), principalmente nas áreas de educação, saúde e bem-estar”, assinala.

Além disso, Helena Ribeiro ressalta o foco em fomentar o crescimento econômico sustentável e a inovação, destacando projetos de infraestrutura, como o anel viário da região metropolitana, o polo tecnológico e iniciativas de desenvolvimento de Goiânia como "capital da moda".

Segundo a presidente, uma das metas fundamentais é envolver a população de Goiânia no planejamento e acompanhamento do desenvolvimento da cidade. “O CODESE aposta na transparência e na disponibilização de dados concretos sobre os indicadores de gestão municipal (IGM). Por meio de parcerias com instituições especializadas, o CODESE se compromete a fornecer à população, semestralmente, informações sobre os avanços e impactos das políticas públicas, promovendo o controle social e a tomada de decisão”.

Parceria técnica

A nova gestão do CODESE se coloca como um parceiro técnico da gestão municipal, oferecendo suporte na formulação e implementação de políticas públicas com base em dados e boas práticas. “A proposta é apresentar soluções inovadoras, viáveis e práticas para garantir resultados eficientes, com foco em áreas como saúde, educação e infraestrutura”.

A presidente destaca que os índices sociais, de saúde e bem-estar são algumas das questões mais críticas. “O CODESE pretende contribuir para ampliar o acesso à saúde de qualidade, promover ações de inclusão social e criar projetos que tornem a cidade mais saudável e sustentável, como espaços públicos de lazer e uma mobilidade urbana eficiente”, reforça.

Helena Ribeiro enfatiza que os empresários e líderes classistas são peças-chave no avanço das propostas do CODESE. “Por meio de parcerias, investimentos sociais e participação ativa nas discussões, é possível criar soluções que beneficiem a cidade e a população”, defende.

Desafios para o futuro

Na avaliação da presidente, Goiânia enfrenta desafios econômicos e sociais significativos, e a gestão atual da cidade, sob a liderança do prefeito Sandro Mabel, terá um trabalho árduo pela frente. Contudo, Helena Ribeiro acredita que este é o momento certo para pensar no futuro, com foco em áreas como mobilidade urbana. Ela destaca que somente com a união entre o setor público, o estado e a sociedade será possível promover o crescimento e as melhorias necessárias para transformar Goiânia em uma das 10 melhores cidades para se viver até o seu centenário, em 2033.

“A abordagem do CODESE será fundamentada em planejamento estratégico, parcerias público-privadas e soluções sustentáveis, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e garantir um desenvolvimento sustentável e inclusivo para a nossa capital”.

Image
SIGA-NOS


Informações


 (62) 3095-5155

 Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste - Goiânia-GO - CEP: 74120-110

ANUNCIE CONOSCO

Venha para a vitrine da Cadeia da Construção.

Saiba mais...