Dinâmica Incorporadora consolida processos industrializados e redefine lógica de execução na construção civil

Dinâmica Incorporadora consolida processos industrializados e redefine lógica de execução na construção civil

O setor da construção civil, historicamente reconhecido como um dos pilares da economia nacional, atravessou um período crítico entre 2013 e 2018, a última grande recessão econômica registrada pelo segmento. Foi nesse cenário que a Dinâmica Incorporadora iniciou um conjunto de mudanças internas que culminaram em um diferencial competitivo notável: a Inversão Construtiva, um processo que inverte a lógica tradicional de execução de serviços dentro do canteiro de obras.

Cunhado a partir do princípio de execução contínua, o método prevê que os trabalhos comecem pelo embasamento da edificação e avancem até o topo, eliminando a necessidade de retorno às etapas já concluídas na base, um contraponto ao modelo predominante no mercado.

Para o coordenador de Obras na Dinâmica Incorporadora, Marco Antônio Soares de Carvalho, a empresa mostrou que nem sempre o jeito mais óbvio é o mais eficiente. “A Inversão Construtiva reduziu retrabalhos e antecipou a validação de sistemas essenciais da obra, o que reflete diretamente na produtividade do empreendimento”, explica.

O método impactou tanto a eficiência operacional quanto os custos das obras. As equipes, treinadas no embasamento desde a fase inicial, chegam às etapas superiores mais preparadas e entregam desempenho superior. O efeito também foi percebido no modelo de remuneração, já que todas as atividades passaram a ser negociadas dentro do ciclo completo, sem a necessidade de retornos e renegociação.

Além dos ganhos financeiros e operacionais, a empresa também passou a reduzir a incidência de problemas no pós-obra, como fissuras e falhas em impermeabilização e instalações, devido aos testes antecipados dos sistemas construtivos.

Outro processo relevante incorporado ao longo da evolução interna foi a chamada produção em massa, que potencializa a execução de etapas com o máximo de produtividade no menor tempo e espaço. “Entre os avanços logísticos destacados estão a criação de kits de materiais para os pavimentos e o uso de equipamento de bombeamento, com capacidade para abastecer até 40m³ de argamassa por dia”, ressalta o coordenador.

O uso de argamassas nas obras também foi 100% industrializado, seja usinada ou ensacada, eliminando sua produção dentro do canteiro. No campo da tecnologia, a Dinâmica também adotou a plataforma Prevision para acompanhamento de planejamento e avanço físico das obras.

Marco Antônio afirma que novas frentes de industrialização farão parte do processo da incorporadora, como a adoção de paredes internas em gesso acartonado, além de sistemas de instalações pré-fabricadas, visando reduzir ainda mais a dependência de mão de obra tradicional. “A tecnologia é um caminho sem volta. A implementação do planejamento de curto prazo e de métodos industrializados materializa o compromisso do setor com eficiência, previsibilidade e inovação”, conclui.

Image
SIGA-NOS


Informações


 (62) 9 9687-6912

 Rua João de Abreu, nº 427, Setor Oeste - Goiânia-GO - CEP: 74120-110

ANUNCIE CONOSCO

Venha para a vitrine da Cadeia da Construção.

Saiba mais...