No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), destacamos algumas práticas e soluções sustentáveis adotadas por construtoras goianas.
Energia limpa - CMO Construtora
A geração de energia limpa com usina de placas fotovoltaicas abastece todos os canteiros de obra, stands de vendas e a sede administrativa da CMO Construtora. Para a implantação, a organização fez um estudo de viabilidade para atender o potencial de geração de energia dos canteiros de obra e com base na demanda definiu o local para instalação da usina, a quantidade de painéis solares, inversores e outros componentes. Foi selecionada uma empresa qualificada e por fim realizada a instalação física do sistema.
Pensando em sustentabilidade ambiental, é uma fonte de energia limpa, que reduz a emissão de gases de efeito estufa e diminui a dependência de combustíveis fósseis, levando ainda em consideração a economia com o gasto de energia elétrica após a instalação das placas fotovoltaicas, os custos operacionais são baixos.
A CMO Construtora utiliza energia solar desde dezembro de 2020. Na estratégia da organização, a prática está inserida no item inovação que compõe um dos principais valores da empresa. É visão da empresa o acompanhamento das evoluções tecnológicas, atuando ativamente no cuidado com o meio ambiente pensando na conservação dos recursos naturais.
Hoje são três usinas instaladas, que geram 100% da energia consumida e ainda um excedente de 10%.
Monitoramento e gestão de resíduos em canteiros de obras - Vega Incorporações
A Vega Incorporações, buscando aprimorar a gestão de resíduos gerados na construção civil nos seus canteiros de obra assegurando a correta segregação e destinação, desde agosto de 2022, mensalmente, realiza auditorias ambientais nos canteiros de obras, verificando o cumprimento das normas legais e procedimentos internos da empresa.
Essas auditorias são conduzidas por empresas especializadas em gestão ambiental, garantindo uma avaliação imparcial e profissional da situação atual de cada obra. O monitoramento detalhado permite identificar áreas de melhoria contínua e assegurar que todas as obras mantenham um padrão elevado de gestão ambiental.
Além de promover o cumprimento dos requisitos ambientais, essa prática visa contribuir para a preservação ambiental, alinhada aos princípios de sustentabilidade e conformidade normativa. A prática é mensurada por meio de indicadores específicos, que formam uma nota final para cada obra, com base nos seguintes critérios:
- Organização e Limpeza – 20%
- Segregação na Fonte de Geração de Resíduos – 20%
- Educação Ambiental – 10%
- Acondicionamento Interno de Resíduos – 20%
- Destinação de Resíduos - Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) – 20%
- Documentação Ambiental – 10%
Esses critérios compõem uma avaliação final, expressa em uma nota de 1 a 5, indicando a situação da gestão ambiental da obra:
- 0 a 2,0 – Péssimo
- 2,1 a 3,5 – Ruim
- 3,6 a 4,1 – Regular
- 4,2 a 4,6 – Bom
- 4,7 a 5,0 – Ótimo
As auditorias mensais geram insights valiosos que permitem a adoção de boas práticas e a atualização contínua com as melhores abordagens de mercado. Como resultado, as obras têm alcançado notas satisfatórias e permanecem em conformidade com as normas ambientais, consolidando a eficiência e a sustentabilidade na gestão de resíduos. Durante todo o ano de 2024, as obras obtiveram nota maior que 4,4, o que reflete o sucesso da implementação desse programa.
A gestão de resíduos está inserida nos valores e planejamento da organização, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e o atendimento às exigências de legais, valores que estão inseridos na política de qualidade da empresa com relação a meio ambiente e sustentabilidade, que fomenta a cultura de responsabilidade ambiental entre os colaboradores, que são constantemente incentivados a aderir às boas práticas de segregação e acondicionamento de resíduos.
Gestão ambiental nos canteiros de obras - Sousa Andrade Construtora
A gestão ambiental nos canteiros de obra da Sousa Andrade Construtora objetiva minimizar o impacto das atividades de construção no meio ambiente, promovendo práticas ambientais sustentáveis e em conformidade com a legislação ambiental. A construtora possui a certificação ISO 14001 e Empresa B desde 2022 e conta com uma equipe de 6 colaboradores responsáveis pela execução das diversas atividades do sistema.
As certificações demonstram o comprometimento da empresa em reduzir os impactos ambientais de suas atividades, melhorar o uso de recursos naturais e cumprir a legislação ambiental vigente. Além disso, promove uma cultura de sustentabilidade dentro da organização, melhora a eficiência operacional e contribui para uma imagem positiva no mercado, atendendo também às expectativas de clientes, parceiros e da sociedade em geral na relação com a responsabilidade ambiental.
As certificações são parte do planejamento estratégico e têm por base as seguintes premissas:
- Reduzir a geração de resíduos e promover a reciclagem e o reaproveitamento de materiais sempre que possível;
- Controlar a poluição do solo, da água e do ar, evitando o descarte inadequado de resíduos;
- Preservar recursos naturais, otimizando o uso de água em nosso processo construtivo;
- Proteger a flora e a fauna ao redor dos locais de trabalho, mitigando os efeitos de nossas atividades ao meio ambiente e a comunidade vizinha;
- Envolver os trabalhadores na conscientização e na prática de preservação do meio ambiente não somente dentro de nossos canteiros de obras, mas também em suas casas.
Entre as diversas práticas ambientais para reduzir os impactos ambientais e promover a sustentabilidade estão:
- Gestão de resíduos: separação e destinação correta dos resíduos gerados, como entulhos, plásticos, metais, madeira e papéis, priorizando a reciclagem e o reuso para empresas devidamente licenciadas;
- Redução do consumo de copos descartáveis nos canteiros de obras, fornecendo copos para cada trabalhador;
- Hortas comunitárias nos canteiros de obras;
- Realização de lavagem periódica das vias diretamente impactadas pelas atividades;
- Emissão de MTR de todos os resíduos que saem dos canteiros de obras;
- Instalação de sinalização nos canteiros de obras e lixeiras para promover a conscientização e orientar as práticas de gestão ambiental e coleta seletiva;
- Almoxarifado de produtos químicos devidamente sinalizados, com Fichas de Dados de Segurança (FDS) e Kit de Emergência Ambiental posicionados em local de fácil acesso;
- Sistema Lava Pincéis, com tratamento da água resultante da lavagem de pincéis utilizados na pintura. Após o tratamento, essa água é reutilizada no canteiro para umectação de vias, enquanto a água raz é direcionada para a baía de armazenamento de produtos perigosos;
- Sistema de Tratamento de Efluentes provenientes da lavagem da betoneira e dos caminhões betoneiras;
- Controle de Licenças Ambientais de empresas que recolhem os resíduos nos canteiros de obras através do sistema GEC – Gestão de Empresas Contratadas;
- Controle de atendimento a legislação ambiental através do Sistema Âmbito. Implementar a Gestão Ambiental nos canteiros de obras da Sousa Andrade Construtora, manter a certificação da ISO 14001 e Empresa B garante que as operações e processos estejam alinhados às melhores práticas de gestão ambiental, além de contribui para o desenvolvimento sustentável e benefícios para a comunidade vizinha, aumentando assim sua competividade no mercado como um todo. Além de valorizar a imagem da empresa, reduzir custos e principalmente preservar o meio ambiente.
- Realização periódica de simulados de emergência para derramamento de produtos químicos nos canteiros de obras;
- Realização de monitoramentos mensais nos canteiros de obras para avaliar o nível de comprometimento com o sistema de gestão ambiental, com a meta de que cada obra alcance uma média de satisfação superior a 95%;
- Sistema de Tratamento de Efluentes provenientes da lavagem da betoneira e dos caminhões betoneiras;
- Controle de Licenças Ambientais de empresas que recolhem os resíduos nos canteiros de obras através do sistema GEC – Gestão de Empresas Contratadas;
- Controle de atendimento a legislação ambiental através do Sistema Âmbito. Implementar a Gestão Ambiental nos canteiros de obras da Sousa Andrade Construtora, manter a certificação da ISO 14001 e Empresa B garante que as operações e processos estejam alinhados às melhores práticas de gestão ambiental, além de contribui para o desenvolvimento sustentável e benefícios para a comunidade vizinha, aumentando assim sua competividade no mercado como um todo. Além de valorizar a imagem da empresa, reduzir custos e principalmente preservar o meio ambiente.